A Rede Multicaixa transaccionou, no mês de Julho do corrente ano, o montante de três mil milhões de kwanzas, correspondendo a um crescimento de 34,1% em relação ao período homólogo de 2023
Este montante representa um crescimento de 13,0% em relação ao mês anterior e um aumento de 34,1% em comparação com o período homólogo de 2023, segundo a Empresa Interbancária de Serviços (EMIS).
Para a instituição, este crescimento demonstra a crescente confiança dos angolanos no uso de meios de pagamento electrónicos, especialmente num contexto onde a digitalização dos serviços financeiros continua aexpandir-se.
O movimento transaccional também apresentou um aumento nominal de 10,3% em relação ao mês de Junho de 2024, e um crescimento de 44,5% em relação a Julho de 2023.
“Estes números indicam um fortalecimento contínuo da adopção dos serviços da rede, que se tem mostrado um pilar essencial para a facilitação das transacções financeiras no país”, aponta o relatório mensal da EMIS.
No mesmo período, foram compensadas 1.978.481 transferências a crédito, totalizando 1,5 mil milhões de kwanzas.
Este volume de transferências reflecte um crescimento de 8,0% em relação ao mês anterior, e um aumento de 4,8% em comparação com o mês de Julho do ano anterior.
O aumento nas transferências a crédito sinaliza uma maior actividade económica, com empresas e consumidores confiando mais nas transferências electrónicas para realizar pagamentos.
Além disso, foram compensados 644 cheques interbancários, totalizando 3,94 mil milhões de kwanzas, e arquivados 9.861 cheques intrabancários no Sistema de Compensação de Cheques (SCC).
O volume total de cheques em circulação no SCC registou um crescimento de 12,3% em relação ao mês anterior, embora tenha havido uma redução acentuada de 75,8% face ao mesmo período do ano anterior.
Este declínio na circulação de cheques em comparação com o ano anterior evidencia a migração gradual para meios de pagamento digitais, com os consumidores e empresas preferindo opções mais rápidas e seguras.
Outro destaque foi o aumento nas transferências instantâneas, que registaram 187.373 operações, totalizando 4.459,86 milhões de kwanzas.
O volume de transferências instantâneas compensadas cresceu 47,8% em relação ao mês anterior e teve um crescimento extraordinário de mais de 999% em comparação com o mesmo mês de 2023.
Este crescimento exponencial sublinha a preferência crescente por transferências imediatas, que oferecem conveniência e rapidez aos usuários da rede multicaixa.
POR:Francisca Parente