Para a UNITA, o presidente fundador deixou um legado pleno de lições de patriotismo e entrega à causa de todos os angolanos, que permite ao partido ter a durabilidade histórica
A UNITA considera o projecto de Jonas Malheiro Savimbi, presidente Fundador do partido, como o modelo da actual agenda política nacional, pois contém as balizas da construção do Estado democrático de direito, com primazia do sector privado como verdadeiro motor da vida económica.
O maior partido na oposição está a celebrar o aniversário natalício de Jonas Malheiro Savimbi, presidente Fundador da UNITA, tombado em combate em 2002.
Jonas Malheiro Savimbi, completaria, no dia 3 de Agosto, 90 anos, se estivesse em vida. Em alusão à sua data, a UNITA está a levar a cabo uma série de actividades políticas, sociais e recreativas, que visam homenagear a sua figura.
A efeméride ficou marcada com a realização de um acto político de massa, presidido pelo presidente do partido, Adalberto Costa Júnior, no qual foram destacados a figura, o pensamento e o projecto de Jonas Savimbi. Para a UNITA, Jonas Savimbi é um ímpar líder de vanguarda, e, pelo seu pensamento e acção, um inextinguível inspirador para as presentes e futuras gerações de patriotas angolanos.
A UNITA refere, através do seu Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política, que enaltece, com gratidão, a nobre contribuição deste ilustre filho de Angola, nacionalista e patriota, que alegou ao país e aos angolanos um projecto de sociedade, denominado Projecto de Muangai, consentâneo com as aspirações mais nobres dos angolanos.
Sublinha que Jonas Malheiro Savimbi foi impulsionador das mudanças políticas, sociais e económicas que marcam a história de Angola, desde a segunda metade do Século XX. Para a UNITA, o seu líder foi um homem destemido, carismático e dotado de uma invulgar capacidade de argumentação política e de bagagem cultural que impressionava e marcava todos os seus interlocutores.
A UNITA alega que, para Angola, Jonas Savimbi escreveu na história do país o exemplo de um homem cujos discursos sempre reflectiram a vivência dos seus compatriotas e despertaram consciências angolanas para a luta, sem deixar ninguém indiferente e, por isso, ainda hoje é lembrado das mais variadas formas.
Jonas Malheiro Savimbi nasceu a 3 de Agosto de 1934, na localidade de Munhango, província do Bié. As actividades alusivas ao seu aniversário vão decorrer até ao dia 30 de Agosto, sob o lema: “Dr. Jonas Malheiro Savimbi – Símbolo da Unidade e Coesão do Partido”.