A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola, SODIAM E.P., encerrou esta quarta-feira, 24, o décimo leilão de diamantes brutos, realizado em Luanda, tendo sido arrecadado um valor líquido total de cerca de 21,6 milhões de dólares.
Em leilão, estavam 46 pedras especiais de produções de diamantes brutos das Sociedades Mineiras do SOMILUANA, LULO, KAIXEPA, LUELE e CATOCA, sendo que o valor total líquido arrecadado da licitação resulta da venda de 2.974,24 quilates, das pedras acima referidas.
As sessões de avaliação decorreram de 15 a 23 do corrente mês, nas instalações da SODIAM, em Luanda, e as licitações foram submetidas por via electrónica na plataforma online www.
transatlanticgemsales.com, até às 10h00 de ontem, 24 de Julho de 2024. Segundo um comunicado da SODIAM, todas as pedras apresentadas para leilão foram vendidas, tendo gerado os seguintes resultados, em termos de receitas, distribuídos em: Sociedade Mineira do SOMILUANA (838 mil USD), Sociedade Mineira do LULO (12,4 milhões USD), Sociedade Mineira do KAIXEPA (2,61 milhões USD), Sociedade Mineira do LUELE (1,16 milhões USD) e Sociedade Mineira do CATOCA (4,6 milhões USD).
Participaram no leilão um total de 36 empresas, representando as principais praças e centros diamantíferos mundiais.