O presidente do Conselho de Gerência e director-geral da Sociedade Mineira de Catoca, Benedito Paulo Manuel, recebeu, na quarta-feira,17, o galardão de personalidade do ano da indústria africana, numa cerimónia que teve lugar em Londres, Inglaterra.
No evento, prestigiado por membros de governos de vários países africanos e do parlamento britânico, Benedito Manuel foi homenageado “pelo excelente trabalho que tem liderado em prol do desenvolvimento da indústria mineira em África, adoptando as melhores práticas internacionais do sector”, lê-se no comunicado enviado ao OPAÍS.
Para o reconhecimento ao gestor, levou-se também em consideração “o ambicioso programa de responsabilidade social da Sociedade Mineira de Catoca, que está a impactar a vida de milhares de famílias, de trabalhadores directos e indirectos, e da sociedade angolana de modo geral”.
O galardão foi entregue pelo primeiro-ministro das Bahamas, Philip Davi, por aquilo que consideraram ser uma referência das boas práticas no continente. Ao tomar a palavra, Benedito Manuel agradeceu ao colectivo de trabalhadores da Sociedade Mineira de Catoca, pelo trabalho que tem sido realizado e todo o contributo para o desenvolvimento de Angola, do continente e do mundo.
“A minha mensagem é de que continuemos a acreditar e a promovermos o desenvolvimento de profissionais africanos, porque temos, nos nossos países, pessoas com muita capacidade que, com as oportunidades correctas de capacitação e de trabalho, mostram- nos que é possível nós, os africanos, desenvolvermos a nossa indústria, de modo particular, e a economia de modo geral”, referiu o homenageado.
Benedito Manuel sublinhou, em jeito de agradecimento especial, o apoio que tem recebido dos organismos de tutela, nomeadamente da Endiama e do Governo de modo geral.
O African Business Leadership Award (ABLA) é das mais importantes plataformas de premiação da excelência no sector empresarial a nível do continente africano, que tem como objectivo homenagear as boas práticas corporativas e excelentes gestores do continente.