O defesa central angolano do Estrela da Amadora de Portugal, Kialonda Gaspar, assinou um contrato de cinco épocas com o Lecce da primeira divisão italiana, um dos campeonatos mais disputados do Velho Continente.
De acordo com a imprensa local, o contrato do jogador, formado nas escolas do Sagrada Esperança da Lunda-Norte, ronda os dois milhões de euros, sendo que outros clubes ficaram pelo caminho.
Nos termos do contrato, há uma cláusula de reserva de dez por cento, que se pode efectivar na eventualidade de haver uma transferência para um outro clube europeu.
As exibições que o internacional teve no seu clube e na Selecção Nacional, no CAN que a Côte d’Ivoire acolheu este ano, em Janeiro, despertaram os olheiros internacionais.
A sua capacidade defensiva e de marcação e também o seu forte no jogo aéreo, marcando golos, convenceram os dirigentes do Lecce de Itália na corrida ao seu passe.
Aliás, notabilizou-se no Sagrada Esperança, passando pelo técnico Roque Sapiri, em 2018, que o fez o profissional que até agora continua a dar cartas no futebol do Velho Continente. Em 2021, Kialonda Gaspar foi campeão nacional com as cores do Sagrada, deixando para trás clubes, como Petro de Luanda e o Desportivo da LundaSul.
Por conta da sua ida para a Itália, Kialonda é neste momento o quarto angolano a militar no campeonato das terras de Roberto Baggio, Maldini, Andrea Pirlo e outros craques italianos.
Zito Luvumbu do Cagliari, Mbala Nzola da Fiorentina e Bastos que Kissanga que actuou na Lazio, agora no Botafogo do Brasil, são internacionais angolanos que jogam no Calcio.
Com a camisola do Estrela da Amadora, de 2022 a 2024, Kialonda Gaspar realizou sessenta e três jogos, sendo que foi sempre uma das peças importantes na manobra defensiva da equipa.
De acordo com imprensa italiana, o internacional angolano começou ontem a realizar os testes médicos e é dado como certo na equipa principal que está em construção para a temporada 2024/2025.