De acordo com a agência SAnews, são esperados em Pretória para a investidura dignitários de todo o mundo – incluindo actuais e antigos Chefes de Estado e de Governo – representantes de organizações e organismos regionais, continentais e internacionais, como a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), a União Africana (UA) e as Nações Unidas (ONU).
“Os países que estarão representados a alto nível na inauguração incluem Angola, o Reino de Swatini e o Reino do Lesotho, as Repúblicas do Zimbabwe, Moçambique, Namíbia, Tanzânia, Uganda, a República Popular da China, o Egipto, o Estado da Palestina e Cuba”, afirma a Presidência.
A cerimónia começará com uma programação cultural para o público nos gramados sul do Union Buildings (Pretória), às 9h00 (hora local), e os procedimentos formais terão início às 11h00. A Presidência recordou ao público que quarta-feira, dia da tomada de posse presidencial – é um dia normal de trabalho.
Breve perfil do reeleito Presidente sul-africano
Matamela Cyril Ramaphosa, reeleito Chefe de Estado a 14 de Junho de 2024, foi empossado, pela primeira vez como Presidente da África do Sul a 15 de Fevereiro de 2018, após a demissão do Presidente Jacob Zuma, e pela segunda ocasião a 22 de Maio de 2019, fruto da vitória obtida nas eleições deste ano. Antes de se tornar Presidente da África do Sul, Ramaphosa serviu como Vice-Presidente desde 2012.
Nasceu em 17 de Novembro de 1952 em Joanesburgo. Sua família foi transferida para Soweto em 1962, onde frequentou a Escola Primária Tshilidzi. Tem como esposa Tshepo Motsepe.