É como comum dentro da sala de aula, ouvir estudantes com impureza de compreensão por entre uma frase e uma oração. Muitos deles têm vindo a tratarem do assunto como se fosse a mesma coisa.
Mas, de quem é a culpa? Do professor? Do gramático? Ou do estudante? Ora bem, em aulas de Português, deve- se usar diversos métodos que promovem uma aprendizagem comunitária, partilha de saberes, de experiências do cotidiano, etc.
Dos vários métodos eficazes, coloca-se em destaque a “elaboração conjunta”, Maria Montessori, Philips 66.
Em aulas de Sintáxe, é necessário, sem sombras de dúvidas, que se use o método global/ analítico e sintético/ indutivo, pois são estes que sublinham detalhadamente os elementos frásicos/ ou grupo frásico.
O aluno tem de conhecer que a frase é um todo com sentido acabado e não simplesmente um amontoado de palavras.
Tem de conhecer, também, que esta pode ter a presença de um verbo (frase verbal) ou de um nome (frase nominal). Caso não haja sentido, de frase não denominamos. Porém, amontoados de palavras.
Sopa de palavras. Então o que é uma oração? Havia recebido uma mensagem de um velho amigo do Magistério Comandante-Cuidado (ExIMNE), Malanje, às 09:12 , com a seguinte informação: -Bom dia, amigo! Como está? Gostava que me dissesse que tipo de oração é esta, por obséquio: “ à tarde no Jardim alegremente”.
Eu li a mensagem e simplesmente perguntei-me em um tom afável: – Há uma oração que dentro dela não se faz presente um verbo? Não é que se assim for, será apenas uma frase nominal? Simplesmente disse-lhe que não existe uma oração sem que haja um verbo. É isto, caro leitor e amigo! Não existe uma oração sem a presença de um verbo.
Note que, a oração é uma sentença declarativa cujo seu sentido gira em torno de um verbo. Esta pode ser simples (quando há, apenas, um verbo), complexa (quando há mais de um verbo).
Se calhar o leitor poderá dizer que é difícil distinguir, pois existem frases que são também acompanhadas de um verbo (frase verbal). Sabemos disso, caro leitor, contudo é necessário saber que ela é um conjunto de palavras com sentido lógico. A oração é uma sentença declarativa “onde” o seu significado gira em torno de um verbo.
Por: Alberto Augusto Baptista
*Professor, estudante universitário, crítico literária