Mais de 50 crianças foram diagnosticadas com infecção da pele, infecção urinária, parasitose intestinal e gripe, na localidade do buraco, comuna do Mussulo, numa feira de saúde organizada pela Associação dos Ex-estudantes Angolanos em Cuba (“Caimaneros”)
mais de 160 cidadãos foram assistidos durante a feira da saúde realizada pela Associação dos Ex-estudantes Angolanos Bolseiros em Cuba (“Caimaneros”), na localidade do Buraco, comuna do Mussulo.
A actividade dos “Caimaneros” teve como principal objectivo levar assistência médica e medicamentosa à comunidade do Buraco, minimizar as dificuldades de acesso aos cuidados primários de saúde, porque reconhece que a população não é habitualmente assídua nas consultas de carácter preventivo.
Segundo a médica pediatra “caimanera”, Albertina Mendes, no decorrer da actividade observaram várias especialidades, desde a pediatria, medicina geral, oftalmologia, entres outros, tendo registado em adultos doenças como a hipertensão arterial e problemas oftalmológicos.
Por outro lado, teve o registo de mais de 50 crianças com problemas de infecção da pele, infecção urinária, parasitose intestinal e alguns casos de gripe. Segundo a médica, as parasitoses intestinais são infecções causadas por “vermes” que atingem o intestino delgado ou grosso. Esta doença é considerada um problema de saúde pública por- que está directamente relaciona- da com a falta de saneamento básico e maus hábitos de higiene.
Assim sendo, destaca como principais sintomas associados às parasitoses intestinais a diarreia, fraqueza, dor abdominal, náuseas, vómitos, anemia, perda de apetite, excesso de produção de gases e anorexia. A contaminação dá-se pela água ou pelo consumo de alimentos contaminados.