A Pumangol, subsidiária angolana da petrolífera internacional Puma Energy, investiu 4 milhões de dólares na construção de uma unidade para abastecimento de combustíveis, na rua do Gamek à Direita, Morro Bento, em Luanda
A directora de Operações do Grupo Pumangol, Rossana Neves, sublinhou que o novo posto de abastecimento gerou 42 empregos para jovens que foram formados na academia Pumangol. Trata-se de um posto moderno da marca, enfatizou, que apresenta soluções tecnológicas de última geração e que vai servir uma comunidade bastante significativa e cumprir o plano de expansão da empresa em Angola. Rossana Neves explicou que é o primeiro posto de abastecimento perto de habitações, sendo que os outros postos são normalmente instalados num terreno mais vasto.
“É a primeira vez que estamos inseridos na comunidade”. Relativamente ao plano de expansão, Rossana Neves avançou que actualmente o grupo tem dois postos de abastecimento em construção no Kilamba Kiaxi (restruturação e alargamento do posto que tem mais de 10 anos) e o outro posto está ser construído na Avenida Deolinda Rodrigues.
No que diz respeito às preocupações ambientais e de sustentabilidade no posto ora inaugurado, a directora de Operações da Pumangol assegurou que têm um separador de hidrocarbonetos onde todos os resíduos produzidos contaminados, inclusive águas pluviais, são direccionadas. O 81º posto de abastecimento da Pumangol, segundo a responsável, no contexto da organização representa a continuidade numa nova era e fé no presente e no futuro. Adoptando formas mais sustentáveis de servir a comunidade, a Pumangol investiu fortemente em soluções tecnológicas na nova infra-estrutura, nomeadamente ao nível de soluções de gestão de última geração, mais fiável, eficiente, auditável e em tempo real.
Os TPAs Nexgo G2 são também de tecnologia de ponta e prometem poupar tempo nas transações electrónicas que duram apenas 6 segundos. As bombas computadorizadas, equipadas com as novas placas IGEM, lançadas em 2022, resultam numa experiência de abastecimento de alta precisão e são alimenta- das com energia socorrida (UPS) para providenciar um abastecimento ininterrupto em caso de falha de energia. Entretanto, o evento de inauguração do novo posto de abastecimento da Pumangol contou com a presença de representantes do Ministério dos Recursos Minerais e Petróleo e do Ministério do Ambiente, do Instituto Regulador dos Derivados do Petróleo (IRDP), da Sonangol, do Governo Provincial e autoridades Municipais, da banca, parceiros, concorrência, entre outras figuras de destaque da comunidade.
A Puma Energy é uma empresa petrolífera com actividades nos mercados de refinação e distribuição de combustíveis em mais de 45 países. O Grupo, com sede em Singapura, tem eixos regionais em Joanesburgo (África do Sul), San Juan (Porto Rico), Brisbane (Austrália), e Talin (Estónia), tendo entrado em Angola em 2008 (Pumangol), através de uma parceria com Sonangol.