O resumo de segurança pública, das últimas 72 horas, apresentado pela polícia Nacional, dá conta da morte de quatro pessoas resultante de acidentes de viação, na cidade de Luanda
As mortes, segundo Nestor Goubel, porta-voz da PN em Luanda, resultam de um total de 20 acidentes rodoviários que decorreram em vários municípios de Luanda, tendo também um saldo de 37 pessoas feridas.
De acordo com a direcção do gabinete de comunicação institucional e imprensa do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional (PN), o que esteve na base dos acidentes foram o excesso de velocidade e a falta de precaução no exercício da condução, que contribuíram para danos materiais avaliados em mais de 20 milhões de kwanzas.
Durante o período em análise, foram realizadas (07) barreiras de contenção de velocidade calmia do tráfego com a utilização de radares e outros meios técnicos para o efeito, com maior incidência para Av. Fidel de Castro Ruz, Pedro de Castro Van-Dunem Loy, 21 de Janeiro e Estrada Nacional n° 100 “Cabo Ledo”.
“Destaca-se a detenção de 44 cidadãos automobilistas com idades compreendidas entre 30 e 55 anos, pela presumível autoria dos crimes de condução em estado de embriaguez e desobediência e resistência ao agente da ordem, que serão encaminhados para o Tribunal nas próximas horas”, disse.
Ainda no âmbito da regularização e fiscalização do trânsito auto- móvel, foram apreendidas 17 viaturas, 24 motorizadas e 388 cidadãos automobilistas sancionados com multa por diversas infracções ao Código de Estrada, com realce para 48 multas por parar em locais proibidos, 102 multas por falta do seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel e 44 por não uso do cinto de segurança.
No que a segurança pública diz respeito, a Polícia em Luanda realizou, nas últimas 72 horas, oito microooperacões que se estenderam por todos os municípios da província, permitindo o esclarecimento de 35 crimes, nomeadamente, 18 crimes de roubo e nove de furto em residências e na via pública, que resultaram na detenção de 43 cidadãos suspeitos.
Procederam ainda à apreensão de seis armas de fogo, sendo, cinco do tipo metralhadora AKM, uma do tipo pistola; e a recuperação de aparelhos eletrónicos e utensílios de uso doméstico antes em posse dos marginais. “A direcção do Comando provincial de Luanda da PN apela os cidadãos a denunciarem todos aqueles que utilizam arma branca ou de fogo, para o cometimento de crimes”, apelou Nestor Goubel.