A organização da janela de apuramento para o Campeonato do Mundo de basquetebol e o torneio de andebol de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, em França, foram apontados pela ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, como feitos de 2023 no sector.
Segundo a governante, na cerimónia de cumprimentos de fim de ano, em Luanda, o país organizou, em Fevereiro, a última janela qualificativa para o mundial de basquetebol masculino deste ano, no Japão, Indonésia e Filipinas, tendo-se Angola qualificado, pela nona vez, ao terminar em segundo lugar do grupo E, com 18 pontos.
O torneio de andebol qualificativo para os Jogos Olímpicos de 2024 aconteceu, em Outubro passado, no Multiúsos do Kilamba, e a Selecção Nacional feminino apurou-se, pela oitava vez, após vencer a similar dos Camarões, por 27-21, sendo feitos importantes no desporto nacional.
Na ocasião, a titular da pasta reconheceu que, não obstante 2023 ter sido um ano desafiante, em termos financeiros, se conseguiram resultados positivos, a nível interno e internacional.
Também, perspectivou um 2024 melhor, quer em termos de realização de provas e de participações, sem no entanto entrar em pormenores, tendo com isso apelado ao engajamento de todos os agentes.