Mil e 519 pedras de diamantes de diversos quilates foram apreendidas pelo Serviço de Investigação Criminal na Lunda Norte (SIC), por posse e tráfico ilegal, durante uma micro-operação.
A informação foi prestada este sábado, no Dundo, pelo chefe do departamento de Comunicação Institucional e Imprensa da Polícia Nacional, Domingos Muanafumo, sublinhando que durante a operação foram também apreendidos alguns meios utilizados para o garimpo de diamantes e pesagem do mineral estratégico.
Disse que foram igualmente apreendidos mil e cinquenta dólares norte-americanos, também em posse de supostos traficantes.
Sem revelar o número dos supostos traficantes, fez saber que os mesmos estão detidos, ao passo que os diamantes serão entregues à Comissão de Arrolamento da “Operação transferência”, com sede em Malanje.
Na mesma operação, prosseguiu, foram também apreendidos 20 mil litros de combustível, por contrabando, cujo destino era a República Democrática do Congo (RDC).
Destacou a detenção de 677 cidadãos estrangeiros da RDC por tentativa de entrada e saída ilegal no território angolano, através dos postos fronteiriços de Caungula, Chitato, Cuango, Cambulo e Lóvua.