A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, advertiu, ontem, que os “dias do petróleo russo e a chantagem através do gás terminaram, de uma vez por todas”, durante um debate no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.
“Não só estamos protegidos este inverno, como podemos dizer, de forma segura, que os dias do petróleo russo e a chantagem através do gás terminaram de uma vez por todas”, afirmou aos eurodeputados, no debate sobre a presidência espanhola do Conselho da União Europeia, no qual também abordou a guerra Israel-Hamas e questões relacionadas com a migração.
Sobre energia, a dirigente europeia saudou o trabalho para possibilitar travar a dependência dos combustíveis fósseis da Rússia, uma vez que as importações são agora inferiores a 10% e notou ainda as compras conjuntas de gás, que alcançaram os 42 mil milhões de metros cúbicos.
A dirigente assinalou também a diminuição dos preços, que são “quase dez vezes inferiores em comparação com o pico da crise” e os elevados níveis de armazenamento.
O forte investimento nas energias renováveis também foi saudado, com a responsável a referir que na Europa se produz actualmente mais electricidade através da energia solar e eólica, em vez do gás, e a apontar que está quase terminado o acordo para reformar o mercado de electricidade, o que permitirá preços mais estáveis.