Treze novos embaixadores extraordinários e plenipotenciários apresentaram, ontem, ao Presidente da República as suas cartas credenciais, assumindo, desse modo, novas missões diplomáticas em Angola
O Presidente da República, João Lourenço, vai co-presidir a Reunião do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) que acontece no próximo mês, Dezembro, em Paris, França. A informação foi avançada pela nova embaixadora da França, Sophie Aubert, acreditada, ontem, pelo Presidente da República, com quem disse ter abordado questões ligadas às novas áreas de cooperação bilateral.
Ainda ontem, o Presidente da República acreditou outros 12 novos embaixadores extraordinários e plenipotenciários, entre os quais sete na qualidade de residentes e seis na qualidade de não residentes. Na ocasião, a nova representante da União Europeia em Angola, Rosário Bento Pais, afirmou que, doravante, a parceria entre Angola e UE estará mais reforçada em todos os domínios.
“Vamos continuar a nossa parceria e reforçá-la ainda mais em todos os domínios que já trabalhávamos como a diversificação económica, a governança e o desenvolvimento humano, e esperar também um pouco mais de reforço na parte da segurança regional e estabilidade, protecção da biodiversidade e das alterações climáticas”, disse, considerando positiva a posição de Angola na preservação da paz e segurança a nível regional e continental.
Já o embaixador da República da Nicarágua, Roberto Morales Fuentes, disse tratar-se da primeira vez que a Nicarágua abre uma missão diplomática em Angola e no continente africano, em geral.