A Embaixada de Angola em Abuja organiza, hoje, o primeiro Fórum Diplomático Interactivo de Negócios Sustentáveis para aproximar entidades políticas e empresariais de Angola e da Nigéria. O Fórum Interactivo reúne a elite da comunidade empresarial da indústria do petróleo e gás, da banca, das minas, líderes empresariais da Nigéria e das câmaras de comércio e indústria de Angola, Abuja e Lagos para recolher imputes sobre como impulsionar a abertura de negócios éticos, sustentáveis e cimentar parcerias mutuamente vantajosas.
O evento será aproveitado para a apresentação do novo embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola na Nigéria e do Conselho de Negócios da Embaixada, José Bamóquina Zau, ao órgão de aconselhamento dos melhores caminhos e práticas para impulsionar negócios sustentáveis entre os dois países no quadro da diplomacia económica e de investimentos.
O Conselho de Negócios é presidida pela Princesa nigeriana Fifi Ejindu, empresária e vencedora do prémio africano de mulheres empreendedoras 2023, que tem como vice-presidentes os empresários angolanos António Henriques da Silva e Bento dos Santos. É integrado ainda pelas Câmaras de Comércio e Indústria de Angola e da Nigéria, bem como pela senadora Grace Folashade.
De Angola esperam-se intervenções remotas do ministro das Relações Exteriores, Téte António, do ministro das Telecomunicações Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário de Oliveira, do ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, que vão abordar questões atinentes à cooperação bilateral, Angosat-2 e Infra-estruturas logísticas adjacentes ao Novo Aeroporto Internacional de Luan- da, respectivamente.
Da Nigéria, presenças asseguradas dos ministros dos Petróleos, da Informação e Orientação Nacional, de governadores de estados, senadores, bancários e empresários. O Fórum será transmitido on-line a partir das 18h pelas plataformas digitais da embaixada de Angola na Nigéria.