O Governo do Namibe distribuiu, essa Quarta-feira, 360 lotes de terra à população da localidade do Tchitivi, município da Bibala, para a autoconstrução dirigida, em acto orientado pelo governador local, Archer Mangueira.
As residências serão erguidas numa zona de 32 hectares, com espaço reservado também para a construção de infra-estruturas sociais.
Para melhor organização do processo, a administração da Bibala está a fazer a entrega dos lotes aos beneficiários com toda a documentação administrativa, aconselhando aos contemplados a construir as suas residências dentro dos limites delineados pelo Estado, de modo a evitar o desordenamento habitacional.
Archer Mangueira, que se encontra neste município em visita de trabalho de dois dias, auscultou os vários problemas que afligem a comunidade desta localidade, durante uma tradicional auscultação denominada “Tchotcho” na língua nacional, realizada à volta da fogueira com mais velhos da região.
Na ocasião, o governador tomou conhecimento de que a falta dos serviços de saúde, educação, agricultura e melhoria das vias de acesso, são as preocupações que mais afligem os habitantes da Tchitivi.
Em respostas às questões apresentadas, Archer Mangueira apontou como prioridade para o Governo a melhoria dos serviços de saúde, educação e agricultura.
Para atender a este último aspecto, procedeu à entrega de inputs agrícolas a 47 famílias associadas em cooperativas, que se dedicam ao cultivo de cereais e hortícolas em 20 lavras.
Entregou ainda meios para facilitar o escoamento da produção e melhoria do saneamento básico, como motos de três rodas, carrinhos de mão e pás.