O fim-de-semana em Luanda foi marcado pela morte de 12 indivíduos, vítimas de 25 acidentes de viação que deixaram mais de 20 pessoas gravemente feridas. O departamento de comunicação institucional e imprensa do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional (PN) explica que os acidentes provocaram ainda danos materiais avaliados em mais de seis milhões de kwanzas.
Na última semana, foram realizadas 12 micro-operacões, que resultaram na detenção de 230 cidadãos, indiciados nos crimes de homicídio, roubo e furto em residências e na via pública. Durante as operações realizadas foi recuperada uma viatura de modelo I10 e apreendidas sete armas de fogo e 50 metros de cabos elétricos de média tensão, conta a PN.
No âmbito da regularização e fiscalização do trânsito automóvel, foram apreendidas 13 viaturas, 29 motorizadas e aplicadas 297 multas por diversas infracções ao código de estrada. Quanto às acções de prevenção a sinistralidade rodoviária, a PN informa que foram detidos 91 automobilistas com idades compreendidas entre 28 e 51 anos, por condução em estado de embriaguez. O Serviço de Proteção Civil e Bombeiros (SPCB) registou em vários municípios de Luanda um total de 48 ocorrências, com destaque para cinco incêndios e dois afogamentos.