O secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio da Silva, disse que o ministério da tutela condena tais práticas que atentam contra a ética académica e insta os gestores académicos a adoptarem medidas anti-plágio e sanções pesadas aos infractores
O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) tem acompanhado, com apre- ensão, a proliferação de trabalhos de fim de curso (monografias), nas Instituições de Ensino Superior, com elevada percentagem de plágio, muitos deles “comprados” ou elaborados por terceiros, em nome de estudantes finalistas. Segundo o secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio da Silva, estas práticas atentam contra a ética académica, põem em causa a credibilidade da formação e mancham a reputação dos docentes e investigadores.
“Estas práticas indiciam uma tendência de implantação de uma cultura académica corrompida, baseada no facilitismo, no desrespeito pelas regras de produção científica e na demasiada tolerância em relação ao plágio, pelo que o MESCTI tem aconselhado os gestores e outros responsáveis académicos a adoptarem medidas anti- plágio e sanções pesadas contra os infractores”, disse, quando chamado a comentar sobre o assunto pelo jornal OPAÍS. O MESCTI considera que estas práticas devem ser combatidas a todos os níveis e que os prevaricadores têm de ser sancionados, para preservar a integridade ética da academia.
Para tal, apela à responsabilidade dos gestores das IES, dos orientadores dos trabalhos e dos membros dos júris para que façam o seu trabalho de forma séria e digna. “É preciso denunciar publica- mente a ocorrência destas práticas e os seus autores, e cuidar para que os trabalhos científicos tenham mérito e dignifiquem os seus autores”, acrescentou. Para finalizar, o secretário de Estado disse que existem constrangimentos institucionais que têm afectado a produção científica nas instituições, mas o surgimento de financiamento público veio contribuir para o aumento de projectos de investigação científica e de produtos publicáveis em revistas de grande impacto.