A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, reinaugura, hoje, Segunda-feira, o Hospital Geral Especializado Neves Bendinha, vulgo Hospital dos Queimados, após obras de reabilitação e ampliação
A unidade sanitária ganha, com a sua reabilitação e ampliação, numa área de 1.500 m2, 93 novas camas, três laboratórios, UTI e telemedicina. De acordo com uma nota de imprensa enviada à ANGOP, os pacientes com queimaduras que vinham sendo atendidos e os internados no Hospital Municipal do Zango começam a ser transferidos para as novas instalações a partir de Terça-feira, 03 de Outubro.
Após reabilitação e ampliação, o bloco 1 passou a abrigar um laboratório de última geração, esterilização, depósito de medicamentos com fármacos específicos para queimaduras e outros de uso corrente, auditório com capacidade de 81 lugares e áreas administrativas.
De acordo com a nota, o Bloco 2 possui uma biblioteca e sala de reuniões com videoconferência, enquanto o Bloco 3 acolhe os serviços de manutenção e apoio.
Já o Bloco Operatório conta com duas salas cirúrgicas e duas de recobro com equipamentos de alta tecnologia tais como dermátomos e expansores de pele de alta complexidade, entre outros, com conexão aos serviços de telemedicina para proporcionar os melhores cuidados aos utentes.
A ala Sul, agora abriga consultórios, uma nova sala de ecografia, sala de Raio X, 2 salas de observação, morgue com 8 gavetas, farmácia, lavandaria e refeitório, enquanto a ala Norte do hospital inclui diversas secções, tais como hemoterapia, enfermarias, sala de curativos, pós-operatório, Central de Oxigénio e de gases medicinais.
A Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) conta com 13 camas, sendo três de isolamento para patologias infecciosas ou doentes imuno-deprimidos.
O serviço de laboratório conta com três salas, sendo duas de análises clínicas (interna e externa) e uma de microbiologia. No bloco 4 estão um posto de transformação de energia independente e dois grupos geradores para assegurar a continuidade dos serviços e o bloco 5 alberga as áreas de Fisioterapia e Serviços Administrativos.
Em função do seu avançado estado de degradação, o Presidente da República, João Lourenço, durante uma visita em Agosto de 2018, orientou a reabilitação, ampliação e apetrechamento, com base numa dotação de recursos financeiros do bónus do petróleo para o efeito.
O Hospital Neves Bendinha é uma unidade sanitária de referência no país e tem a missão de oferecer serviços humanizados aos utentes com queimaduras.
A reabilitação de mais esta unidade sanitária, com os benefícios que comporta, enquadra-se nos esforços do Executivo tendentes à melhoria do atendimento da população, assim como das condições de trabalho dos profissionais de saúde, tendo como objectivo da prestação de cuidados de saúde de qualidade e humanizados.