Um cidadão angolano, de 50 anos de idade, natural da província do Moxico, foi detido pela Polícia Nacional no posto de contenção de Ngomongo, comuna de Massábi, município de Cacongo, em Cabinda, com 242 cápsulas de droga do tipo cocaína
Um cidadão angolano, de 50 anos de idade, natural da província do Moxico, foi detido pela Polícia Nacional no posto de contenção de Ngomongo, comuna de Massábi, município de Cacongo, em Cabinda, com 242 cápsulas de droga do tipo cocaína De acordo com o Serviço de Investigação Criminal (SIC), o referido cidadão foi detido quando se fazia transportar a bordo da viatura de marca Toyota Hilux, matricula n° LD-48-93-BY, conduzida pelo cidadão nacional conhecido apenas pelo nome de Sagence, de 41 anos de idade, natural do município do Belize, província de Cabinda.
Na viatura, presumivelmente proveniente da cidade de Ponta-Negra, ainda se encontravam dois cidadãos estrangeiros, nomeadamente Ibrahim Sene, 30 anos de idade, natural do Senegal e residente em Luanda, e Mfikou Lucie, 35 anos, natural e residente na República do Congo Brazzaville, e que tinha como destino a cidade de Cabinda. O cidadão foi surpreendido pelos efectivos do MININT ao tentar passar de forma disfarçada pelas auto- ridades, como se de um farmacêutico se tratasse.
Segundo esclarecimentos do SIC, a droga retirada da viatura estava contida em seis caixas com as escrituras Ball Joint e Tiver Rod End e tinha como mandante um cidadão de nacionalidade sene- galesa. O produto apreendido foi contabilizado num total de 242 cápsulas com o peso bruto de 4 kg e 079 gramas. Os quatro elementos implicados no crime de tráfico de droga foram imediatamente detidos e presentes ao Ministério Público para a devida responsabilização Criminal.
Polícia desmantela grupo de supostos marginais
No âmbito da operação “Ordem e Reposição da Segurança no Município de Cabinda”, o Serviço de Investigação Criminal, em coordenação com a Polícia Nacional, desenvolveu no período de 22 a 24 de Setembro corrente acções operativas em distintos bairros da cidade, que resultaram no desmantelamento de um grupo de associação criminosa, composto por 15 cidadãos nacionais já detidos, com idades compreendidas entre os 20 e os 35 anos.
Com o desmantelamento do referido grupo de marginais, foi possível apreender 6 armas de fogo, sendo 1 de tipo AKM com Castor n.º 154317, duas pistolas de marca Jericho e uma de marca Star, uma pistola de fabrico artesanal, uma caçadeira e 4 catanas, com as quais realizavam as suas acções ilícitas.
Foram igualmente apreendidas um par de fardamento da Polícia de Guarda Fronteira e um colete da Polícia de Ordem Pública, bem como foram recuperados um computador portátil de marca Avio, 4 peças de pano do tipo Wax e uma TV plasma que se encontravam na posse do referido grupo. Na sequência investigativa, a Polícia Nacional esclareceu cinco crimes de roubo qualificado e um de burla ocorridos no município de Cabinda.