A Câmara dos Despachantes Oficiais de Angola (CDOA) participa, de 12 a 15 de Setembro, no Fórum Público da Organização Mundial do Comércio (OMC) 2023, que decorre em Genebra, Suíça, sob lema “É Hora de Agir”.
A CDOA diz ser um evento de grande importância, que servirá para analisar como o comércio pode facilitar o acesso a bens, serviços e tecnologias ambientais essenciais, segundo uma nota de imprensa enviada à Angop.
O documento refere que a Câmara será representada pelo presidente da Organização, José Manuel Pacheco, que considera como sendo um fórum fundamental para representar os interesses dos Despachantes Oficiais de Angola e contribuir com valiosas “percepções” relacionadas com práticas comerciais sustentáveis.
O Fórum Público da Organização Mundial do Comércio (OMC) 2023 busca avaliar o comércio, a sua contribuição de forma significativa para o cumprimento das Contribuições Nacionalmente Determinadas estabelecidas no Acordo de Paris, ao mesmo tempo em que mantém o compromisso de conter o aquecimento global dentro dos limites de 1,5 graus acima dos níveis pré-industriais.
A Câmara dos Despachantes Oficiais de Angola é uma pessoa colectiva de direito público e um organismo oficialmente reconhecido, como representante legal de todos os Despachantes Oficiais, que compete representá-los em todos os actos relacionados com a sua actividade.
A CDOA foi, oficialmente, institucionalizada a 7 de Abril de 1997, contando actualmente com mais de 150 despachantes.