O reconhecimento pelos esforços junto do Governo de Angola na diplomacia, economia, projectos sociais e o fortalecimento das trocas comerciais foi o mote do encontro entre o príncipe do Reino de Mbata – Zombo – Bambata e Kongo, com alguns em- baixadores acreditados no país
Os representantes oficiais da Itália, Rei- no da Noruega, Israel, Moçambique e algumas entidades do aparelho do Estado angolano foram, recentemente, reconhecidas, em Luanda, pelo príncipe Makitu, face ao contributo que esses países oferecem às relações bilaterais com Angola. No encontro designado “Celebração da Amizade Reino do Kongo – Mbata e os Povos do Mundo”, os diplomatas e figuras nacionais com destaque para o antigo vice-presidente da República, Bornito de Sousa Baltazar Diogo, foram distinguidos com a ordem “Leão do Primeiro Grau”.
À saída do encontro, o príncipe referiu que a iniciativa visa o fortalecimento das relações entre Angola e os povos de todo o mundo, que, por imperativos diplomáticos, estão representados em Angola e tudo fazem para que o país prospere a todos os níveis. “Saímos bastante fortaleci- dos, porquanto é um reconhecimento a povos que nos abraçam e nos sentimos abraçados, daí a necessidade de tudo fazermos para caminharmos juntos. É um primeiro passo e noutra etapa teremos outros dignos representantes das várias nações que connosco trilham os melhores caminhos”, justificou.
De referir que este encontro acontece depois de Makitu Daniel ter sido consagrado “Regente do Poder Espiritual e Tradicional do Reino de Mbata – Zombo – Bambata”, no dia 3 de Março de 2022, na comuna de Kibokolo – Makela do Zombo- Uíge, após o falecimento de Sua Majestade Rei Zolamesso – Ntoni Binga. Aos olhos dos tios Nkanda e Lumbu, a benção recaiu sobre o jovem monarca que ao celebrar a amizade entre o Reino do Kongo – Mbata e os Povos do Mundo garante que fará cumprir a missão iniciada pelo então rei em convenção com os Kongos, em relação à reunificação do Império Kongo iniciado em Janeiro de 2017 em Nkamba, cidade de Nova Jerusalém da Igreja Kimbangu e liderada pelo profeta Simão Kimbangu Kiangani.