O líder ucraniano enfrenta “desespero” em meio à eficácia da defesa antiaérea russa contra as armas de Kiev, na opinião do coronel americano Douglas McGregor.
O presidente ucraniano Vladimir Zelensky encontra-se numa situação desesperante devido à interceptação e destruição dos mísseis de lançadores múltiplos de foguetes Himars pelos sistemas de defesa antiaérea russos, disse o coronel Douglas McGregor, ex-assessor do chefe do Pentágono, numa entrevista emitida na Sexta-feira (28) no YouTube.
“O sistema de defesa antiaérea russo é magnífico, não consigo pensar numa maneira melhor de descrevê-lo. […] Ele consegue fazer com que os mísseis de lançadores múltiplos de foguetes sejam lançados num único local.
Ele consegue abater projécteis Himars e todos os tipos de mísseis. Acho que é essa sensação de desespero que estamos a ver em Zelensky.
Ele está furioso, irritado e confuso”, ressaltou ele ao canal London Real. Segundo o especialista, o Exército da Rússia tornou o principal míssil ucraniano “inutilizável” com a ajuda dos seus sistemas de defesa antiaérea.
A falta de defesa por parte da OTAN e as perdas monstruosasno seu Exército também pioram a sua situação, acrescentou McGregor.
“Ele está zangado, furioso, as perdas dentro do país são horríveis, e somente o dinheiro americano, realmente, sustenta esse governo ucraniano, ele o está sustentando. Seria mais humano acabar com isso”, resumiu o especialista.
Em 22 de Julho, o Ministério da Defesa da Rússia informou que 15 sistemas Himars, três mísseis HARM e um míssil Storm Shadow foram interceptados com a ajuda de meios de defesa antiaérea.