OPaís
Ouça Rádio+
Sáb, 20 Dez 2025
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

O ensino prescritivo, descritivo e produtivo da Língua Portuguesa

Jornal Opais por Jornal Opais
23 de Fevereiro, 2023
Em Opinião

O ensino da Língua Portuguesa sempre esteve vinculado ao princípio pedagógico excludente do certo e do errado, privilegiando o ensino da gramática normativa, pois considera o erro como toda situação linguística que se desvia da norma.

Poderão também interessar-lhe...

O editor como última linha de defesa da informação

A modernização com características chinesas aos meus olhos

Chegou a minha vez

Conforme Halliday et al. (1974), os tipos de ensino da língua são: prescritivo, descritivo e produtivo. Neste âmbito, as aludidas classificações visam trazer à tona as modalidades de ensino e aprendizagem da língua.

O ensino prescritivo privilegia o princípio pedagógico do certo e errado, substituindo os padrões da actividade linguística dos sujeitos (falantes), próprios do seu mundo vivido, considerados errados ou inaceitáveis.

Neste tipo de ensino, a língua é concebida como expressão do pensamento por meio de regras a serem seguidas para a sua organização lógica.

No mesmo, o indivíduo desconhece que a língua é produzida socialmente, na relação homem-mundo, na medida em que as outras formas não consagradas pelos bons escritores passam a ser consideradas como desvios, erros, deformações ou degenerações das regras do bom uso da língua.

Este ensino tem priorizado a gramática normativa, assumindo um carácter tradicional e a Língua Portuguesa passa a ser vista como um sistema fechado, onde mudanças não são permitidas,restringindose ao ensino gramatical.

O outro tipo de ensino, o descritivo, preocupa-se em demonstrar como acontece o funcionamento de uma determinada língua, considerando-a como instrumento de comunicação.

A partir deste ensino, o indivíduo aprende a desenvolver o raciocínio científico e a capacidade de análise sistemática dos fenómenos linguísticos.

O ensino produtivo objectiva ensinar novas habilidades linguísticas aos utentes da língua, não alterando os padrões já adquiridos, mas aumentar os recursos que possui para o devido uso em diversas situações comunicativas.

Para o efeito, o professor deve desenvolver o ensino produtivo da língua, abrindo espaços para as variedades linguísticas presentes nos mais diversos tipos de texto, dando, assim, a oportunidade de o aluno usar a língua nas mais variadas situações de interlocução, entendidas como o espaço de manifestação por meio da linguagem.

O professor deve velar pelas necessidades linguísticas dos alunos e considerar o contexto em que estão inseridos.

No que se refere à língua, os alunos já possuem um vasto conhecimento linguístico e precisam apropriar-se de mais uma possibilidade de uso da língua pela devida condução do professor nessa trajectória.

Eles não devem ser levados a substituir suas experiências linguísticas e seu falar do quotidiano, uma vez que o ensino da gramática tradicional, por si só, não é suficiente para o desenvolvimento da competência comunicativa.

Assim, saber usar a língua não significa apenas ter competência gramatical, ou seja, ter o domínio das regras gramaticais, também é preciso outro s tipos de competência, como a comunicativa.

Feliciano António de Castro, professor Licenciado em Ensino da Língua Portuguesa e Literatura.

 

Por: FELICIANO DE CASTRO

Jornal Opais

Jornal Opais

Recomendado Para Si

O editor como última linha de defesa da informação

por Jornal OPaís
19 de Dezembro, 2025

O jornalismo não se sustenta apenas na notícia que chega ao público. Existe um trabalho silencioso, rigoroso e muitas vezes...

Ler maisDetails

A modernização com características chinesas aos meus olhos

por Jornal OPaís
19 de Dezembro, 2025

O primeiro contacto que tive com a China não foi físico, mas simbólico. Era uma manhã comum em Luanda, e...

Ler maisDetails

Chegou a minha vez

por Jornal OPaís
19 de Dezembro, 2025

Chegou a minha vez. Tudo que tem princípio tem fim; estou de malas aviadas, no “modo avião”, de regresso à...

Ler maisDetails

Todos por Angola, rumo ao CAN!

por Jornal OPaís
19 de Dezembro, 2025
Foto de: DANIEL MIGUEL

Estamos a poucos dias de mais uma grande celebração do desporto-rei no nosso continente. O CAN 2025, que terá lugar...

Ler maisDetails

Agente que socorreu mulher na via pública promovido ao posto de primeiro subchefe

20 de Dezembro, 2025

Téte António destaca avanços da parceria Rússia-África na consolidação da cooperação económica

20 de Dezembro, 2025

Fórum Parlamentar da SADC endereça condolências aos angolanos pela morte de Nandó

20 de Dezembro, 2025

Terceira fase do Programa de Responsabilidade Social do Banco Keve beneficia mais de 730 idosos

20 de Dezembro, 2025
OPais-logo-empty-white

Para Sí

  • Medianova
  • Rádiomais
  • OPaís
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos

Radiomais Luanda

99.1 FM Emissão online

Radiomais Benguela

96.3 FM Emissão online

Radiomais Luanda

89.9 FM Emissão online

Direitos Reservados Socijornal© 2025

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.