Uma exposição itinerante para crianças, denominada “O Mundo dos Dinossauros”, foi ontem inaugurada no Xyami Shopping Kilamba, devendo permanecer seis meses no país, numa iniciativa do grupo Zahara
Por: Jorge Fernandes
Diferentes sub-espécies deste animal pré-histórico deverão fazer um périplo por todos os Xyami, sendo o próximo no da cidade do Lubango, seguindo para Benguela e finaliza retornando à cidade capital, no Xyami Nova Vida, para um período igual a mês e meio por cada localidade.
As crianças afectas à igreja Rei Jesus II, do bairro Capim do município de Belas, foram as primeiras a tomar contacto com a mostra dos animais. Surpreendidos, rapazes e meninas, com idades entre os 6 aos 15 anos de idade, recebiam inicialmente explicações dos guias, ao que se seguiu uma visita guiada aos diversos pontos da exposição.
À medida que caminhavam, em ambiente interactivo, recebiam informação didáctica sobre os dinossauros, podendo constatar as espécies feitas à escala real e respectivos habitats.
Os pequenos visitantes puderam ver de perto os répteis do “Parque Jurássico”, como o assustador T-Rex (um lagarto tirano, com 12 metros de comprimento e pesa entre 5 a 7 toneladas), podendo este reagir à presença de pessoas com movimentos e ao som.
Reacções
O director do grupo Zahara, promotor da iniciativa, em declarações a OPAÍS, referiu que a pretensão da sua empresa é realizar uma exposição didáctica anual, que acrescente valor às crianças.
“Procuramos trazer conteúdos que não sejam apenas divertidos, mas que as ajude a aprender e ter uma ligação com o programa curricular das suas escolas”, justificou Duarte Lima. Por sua vez, a pequena Isabel Bernardo, 10 anos de idade, sentiu- se assustada mas também comovida por ter a oportunidade de ver e ouvir conhecimentos sobre os dinossauros, um animal que despertou-lhe muito curiosidade devido às suas diferentes espécies e a explicação sobre a modo da sua desova no ninho.
Bruno Luciano, outro curioso que assistiu a exposição com igual surprêsa, disse que “a ver-se assim, até parece real sobretudo o som daquele T-Rex. É bom, nessa fase em que nos preparamos para o início de aulas, recebermos conhecimento que nos ajudem a desenvolver a nossa cultura geral.
Espécies
Com as respectivas explicações, estão patentes diversas espécies entre as quais o Alossauro, um carnívoro e bípede com cinco metros de altura e pesa entre duas a três toneladas.
Os Velociraptores viveram a aproximadamente 71 há 75 milhões de anos atrás. Outra espécie desponível é o Omeisauros, um herbívoro e quadrúpede que viveu no fim do período Jurássico, com cerca de 20 metros de comprimento. Já o Shunosaurus Lii, pesava cerca de nove toneladas, 12 de comprimento e cinco de altura.
Estão ainda espécies como Huayagsaurus, Agilisaurus, Datousaurus, Hsisouchus, Yangchuanosaurus, Ankylosaurus, Gigantspinosaurus, bem como mostras de pegadas, ninho de desova, local de explicações entre outros atractivos. Angola é o primeiro país africano a acolher esta exposição internacional que tem origem na Europa, tendo percorrido dezenas de países do velho continente e alguns na América.
O Xyami Shopping recebeu recentemente a exposição infantil “Pequenos Astronautas – Aventuras na Lua”, que contou com a visita de mais de 36.414 crianças, sendo maioritariamente visitantes de escolas públicas, a quem o Xyami proporcionou gratuitamente o acesso à exposição durante o ano passado.