Mil famílias dos bairros periféricos da cidade de Malanje, nomeadamente Carreira de Tiro, Catepa, Cangambo e Culamuxito vão beneficiar este ano de energia eléctrica, no âmbito do PIIM (Plano Integrado de Intervenção nos Municípios).
A informação foi prestada ontem Quarta-feira, pelo administrador municipal de Malanje, João de Assunção, tendo referido que, para esta empreitada, foram investidos 206 milhões e 592 mil kwanzas para aquisição de 10 postes de transformação, cabos e outros meios.
A acção serve de complementaridade do trabalho de expansão da rede eléctrica levado a cabo pelo Ministério da Energia e Águas desde Fevereiro de 2022, que prevê 4 mil ligações domiciliares e iluminação pública para a cidade de Malanje, concretamente nos bairros Pimpão, Cayezo e Quiriri e Camissacala.
De acordo com a fonte, com este trabalho, pretende-se cobrir paulatinamente o número de famílias sem acesso à energia eléctrica na cidade de Malanje e melhorar as suas condições de vida.
Além deste projecto, adiantou que a Administração Municipal de Malanje projecta, para 2023, a conclusão dos trabalhos de reparação dos lancis e passeios na cidade de Malanje, resselagem das ruas, além da iluminação pública no casco urbano e nas zonas periurbanas.
Ainda no âmbito do PIIM, outra atenção recairá para a conclusão das escolas Hoji Ya Henda, a do ensino especial, e a escola Comandante Kwenha.
No domínio das águas, João de Assunção lembrou que o município sede será contemplado com 12 mil novas ligações, com a entrada em funcionamento do sistema de água do Quissole, que se encontra, actualmente, em fase de ensaios.
Malanje foi elevada à categoria de cidade a 13 de Fevereiro de 1932, pelo primeiro governador do então distrito, Veríssimo Sarmento, através do Diploma Legislativo número 313, do regime português.
No âmbito das festividades do 91º aniversário da cidade, estão programadas actividades recreativas, desportivas e culturais.
Em alusão ao aniversário da cidade, estão programadas diversas actividades desportivas, culturais e recreativas.