Mais de 8 mil árvores de diversas espécies foram plantadas de 2018 a 2022 na província do Zaire, no âmbito do programa “Zaire mais verde”, implementado pelas autoridades locais
A informação foi prestada, ontem, Quarta-feira, à imprensa, pelo director do Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos Sólidos e Serviços Comunitários no Zaire, Ketuzaiko Pinda, à margem da abertura da semana do Ambiente.
De acordo com o responsável, pretende-se, nos próximos anos, plantar até 40 mil árvores em todos os municípios da província, uma iniciativa que conta com o apoio de uma empresa privada que prometeu disponibilizar 20 mil mudas diversas com destaque para acácias rubras, casuarinas, sentinelas e palmeiras.
Acrescentou que parte dessas plantas será colocada em recintos escolares como forma de conscientizar os alunos sobre a importância das árvores na preservação do meio ambiente.
Na ocasião, o director destacou, também, o projecto de protecção e repovoamento dos mangais na zona costeira da província do Zaire que tem contado com o apoio da organização Otchiva.
“Esse projecto dos mangais está a contribuir no regresso de várias espécies de aves migratórias à costa marítima do Zaire”, frisou. Informou que outras organizações manifestam, igualmente, a intenção de juntar-se ao mesmo projecto com a plantação, nos próximos meses, de 90 mil pés de mangais na orla marítima dos municípios do Nzeto, Tomboco e Soyo.