O Arcebispo Metropolita de Malanje, Dom Luzizila Kiala, defendeu ontem, Quarta-feira, nesta cidade, mais criatividade e audácia da Igreja Católica no processo de educação da fé das crianças, considerando que a esperança da humanidade reside na salvação dos petizes das más condutas Ao intervir no acto de abertura da Assembleia Pastoral de Malanje, que visa analisar a vida eclesial e social, o prelado ressaltou que o ensino, a evangelização e a catequese requerem, na actualidade, maior coragem e envolvimento de toda a igreja em prol das crianças.
Lembrou que a “Educação da Fé das Crianças” é o tema do triénio da pastoral da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) para este ano, com vista a livrar os menores do sofrimento e medo resultantes das acções dos adultos.
Neste sentido, reconheceu o papel da comunidade Católica em Malanje na instrução e prestação de apoios a crianças desamparadas, por meio dos lares de acolhimento, cujas tarefas têm contribuído para a criação de homens novos e partícipes no desenvolvimento social da província.
A Igreja Católica em Malanje dispõe de oito lares de acolhimento de menores, onde estão abrigadas 361 crianças de ambos os sexos. Para além de proceder ao balanço das actividades realizadas pela Igreja Católica em 2022, a Assembleia Pastoral de Malanje vai perspectivar acções para este ano.
O encontro tem duração de três dias e nele participam responsáveis de missões, quase missões, casas de formação e centros de acolhimento.