O chanceler da Áustria, Karl Nehammer, realçou, essa Terça-feira, em Luanda, o potencial para o desenvolvimento das relações com Angola, nos mais variados domínios, apesar do pouco impulso dos últimos anos. Falando em conferência de imprensa no Palácio Presidencial, após um encontro em privado com o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, no quadro da visita de 48 horas ao país, o responsável do Governo austríaco destacou a importância de se colocar o continente no centro das suas atenções.
Por este facto, de acordo com Karl Nehammer, o Governo austríaco está a desenvolver uma estratégia para África, prestando maior atenção. No entanto, em relação a Angola, disse que a questão importante consiste em saber “como desenvolver a cooperação e a que novas formas ou recursos se pode recorrer”. Considerou importante que se discutam os temas, de modo a estabelecer uma cooperação económica de igual para igual, que, pessoalmente, gostaria que fosse me- lÇÇhor.
“Como mostraram as conversações que tivemos hoje [ontem], existem vários campos em que podemos cooperar, porque só podemos enfrentar os grandes desafios do futuro se fortalecermos a nossa coooperação”, disse. Fez ainda menção ao facto de Angola ser também um parceiro importante quando se trata da estabilidade e segurança no continente.