O secretário do Presidente da República para o Sector Produtivo, Isaac dos Anjos, anunciou que se- rá feito brevemente o lançamento do PLANAPECUÁRIA, que visa melhorar a produção pecuária no país. Isaac dos Anjos informou tratar-se de um programa de iniciativa do Presidente da República, que prevê atribuir 300 milhões de dólares ao sector da pecuária que, no decurso desta semana, a equipa técnica vai apresentar o plano e os principais termos de referência para se dar início à sua implementação.
O PLANAPECUÁRIA prevê a in- tegração de matadouros, indústria de aproveitamento de curtumes, dos cascos, dos cornos para a produção de botões e outros meios. O programa augura ainda tratar da modernização de algumas pecuárias e do treinamento e adequação para a exploração da fauna. Segundo o responsável, o sector privado ganha protagonismo e tem em atenção a componente da banca para o desenvolvimento dos negócios.
Fazenda Mumba
A fazenda, com uma área total de 43 mil hectares, tem 1.100 hectares em regadio, com a previsão de colheita de 15 mil toneladas de mi- lho, 800 de trigo, igual número de soja e 700 de feijão. No capítulo da produção e aproveitamento pecuário, o destaque recai, dentre outras valências, para a existência de mais de sete mil e quinhentas cabeças de gado bovino.
Actualmente, a fazenda conta com uma força de trabalho de mais de 750 cidadãos. A propósito, Isaac dos Anjos disse ter saído impressionado com a evolução encontrada na fazenda Mumba, dada a sua criatividade no aproveitamento do rio Cubango e a diversidade de culturas.