O Sector dos Transportes na província do Namibe foi hoje reforçado com um lote de 20 autocarros, com vista a garantir a mobilidade urbana na cidade de Môçamedes, e nos municípios mais longínquo, concretamente os da Bibala e Virei.
O Gabinete Provincial dos Transportes Tráfego e Mobilidade Urbana na província do Namibe, controlava até hoje um total de 32 autocarros, que garantiam a transportação de pessoas entre alguns municípios, com a entrega de novos meios pelo Governo Provincial, o número passa para 52 meios, que vão reforçar os transportes urbano, sobretudo na cidade de Môçamedes, onde está a maior parte da população.
Ainda assim, a Directora do Gabinete Provincial dos Transportes Tráfego e Mobilidade Urbana, Carmen Machado, disse que o número ainda é irrisório, tendo em conta as necessidades das populações.
“Com a entrega destes 20 autocarros, totalizamos 52 unidades, é claro que não são suficientes se tivermos em conta o crescimento da população, sobretudo no município do Virei, onde este serviço é inexistente, continuamos a trabalhar para que se consigam mais meios para atender a demanda da necessidade populacional” disse.
Carmen Machado, que falava a margem da cerimônia de entrega dos novos 20 autocarros presidida pelo Governador Provincial do Namibe, Archer Mangueira, explicou que dos 20 autocarros, dois serão entregues aos operadores da rota Môçamedes/Virei.
Paulo Bacongo, um dos operadores da província do Namibe, disse que com os meios recebidos hoje das mãos do Governador Provincial, promete reforçar o casco urbano, sobretudo para apoiar a comunidade estudantil de alguns bairros da cidade de Môçamedes.
“Vamos reforçar o casco urbano, vamos ainda reforçar a rota entre Môçamedes, Bentiaba e Lucira. Aqui em Môçamedes vamos acudir algumas áreas em temos falhado pelo número reduzido de meios, particularmente na localidade do Giraul, onde ainda temos alunos que percorrem longas distâncias, temos também a localidade da Makala, com estes meios hoje recebidos, pretendemos reforçar estas rotas” Garantiu.
João Katombela, enviado ao Namibe