A classe empresarial do município de Quirima clama pela reabilitação da estrada que dá acesso à sede municipal e à comuna de Sautar, visando dinamizar o comércio local e contribuir para o desenvolvimento da região
A par disso, consta das preocupações dos empresários, a abertura de créditos bancários para mais investimentos e dinamizar o comércio na municipalidade.
Essas inquietações foram apresentadas Quarta-feira (11), pelo representante dos empresários de Quirima, Conceição Eduardo Bumba, à saída de uma audiência concedia pelo governador provincial de Malanje, Marcos Nhunga.
Conceição Bumba considerou pertinente a asfaltagem do troço principal da região, que apenas beneficiou há anos de terraplanagem e tende a degradar-se devido às chuvas e as ravinas de grandes proporções que evoluem na sede municipal.
Referiu que o mau estado da estrada está a contribuir para o encarecimento do frete da mercadoria e do preço dos produtos da cesta básica, acrescentando que os empresários têm dificuldades de expandir os seus negócios na comuna de Sautar e, como consequência, a população enfrenta dificuldades para adquirir produtos alimentares e industriais, por falta de lojas.
A par dos empresários, o governa dor concedeu igualmente audiências às autoridades tradicionais, religiosas, políticas e jovens que solicitaram a construção de sistemas de água, energia, telefonia móvel e outros, visando a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Marcos Nhunga cumpre uma jornada de trabalho de três dias aos municípios da região Songo, nomeadamente Quirima, Luquembo e Cambundi-Catembo, visando inteirar-se da vida sócio-económica de cada localidade.
O governante seguiu, ontem, ao município de Luquembo, onde fará visitas a projectos de impactos sociais em construção, seguido de encontros separados com diversas individualidades e associações.
Localizado 310 quilómetros a Sul da cidade de Malanje, o município de Quirima, conta apenas com duas comunas, a sede e Sautar, e tem uma população estimada em mais de 20 mil habitantes.