De acordo com um plano que visou o esclarecimento de crimes contra a Liberdade Sexual, o SIC-Luanda, através das suas direcções dos municípios de Luanda, Kilamba Kiaxi e Cacuaco, engendrou várias acções investigativas que culminaram com a detenção de 13 cidadãos nacionais implicados no crime de abuso sexual contra menores.
Segundo Emanuel Capita, porta-voz em exercício do SIC-Luanda, na direcção municipal do SIC, em Cacuaco, foram apresentados cinco cidadãos com idades compreendidas entre os 26 e 59 anos de idade, sendo um deles pastor, de 26 anos, que abusava frequentemente de uma menor de 16 anos de idade, dentro da igreja, em Cacuaco.
“Há um outro caso, no Sequele, de um senhor de 59 anos, reformado da função pública, que aliciava meninas com dinheiro, estas iam para a casa dele onde consumava o acto, sendo que uma delas, de 15 anos, se encontra grávida de seis meses”, conta.
Para cada acto sexual, refere o porta-voz, o senhor que actualmente se dedica à mecânica dava às meninas de 6 a 8 mil kwanzas. Já na direcção municipal de Luanda saíram também cinco detidos, com idades entre 19 e 39 anos, cujos factos ocorreram nos distritos urbanos das Ingombotas, Samba, Maianga e Ngola Kiluanje, cada elemento com um caso de abuso sexual contra menores.
Na direcção municipal do Kilamba Kiaxi, foram três detidos com idades compreendidas entre 19 e 33 anos, factos ocorridos nos bairros Malangino, Titanic e 28 de Agosto. “De referir que as acções investigativas obedeceram a um período de 10 dias, entre 12 e 22 de Setembro do corrente ano.
De formas a seguir os trâmites processuais, os implicados foram presentes ao Ministério Público e, na sequência, ao juiz de garantias, que determinou a prisão preventiva”, sustenta.
Os 13 cidadãos nacionais com idades compreendidas entre 19 e 59 anos de idade foram apresentados ontem, quarta-feira, nas instalações do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, pelas 9 horas.