As mortes resultam de um total de 11 acidentes de viação, cujas causas prendem-se essencialmente com o excesso de velocidade e falta de precaução no exercício da condução.
De acordo com Nestor Goubel, porta-voz da PN-Luanda, para além da morte de três pessoas, outras 13 ficaram feridas, houve danos materiais avaliados em mais de três milhões de kwanzas, e 236 cidadãos automobilistas foram sancionados com multas por diversas infraCções ao Código de Estrada.
Ainda por infracções ao Código de Estrada, foram apreendidas 119 motorizadas e cinco viaturas, no período em epígrafe. No âmbito da manutenção da ordem e tranquilidade públicas, foram interpelados 2.011 transeuntes, 363 automobilistas e 300 motociclistas, e esta acção policial resultou na detenção de 83 cidadãos nacionais implicados em diversos crimes.
“Durante o período, foram operacionalizadas 51 barreiras de contenção de velocidade e calmia do tráfego com a utilização de radares e outros meios técnicos para o efeito, tendo resultado na de- tenção de 30 cidadãos, sendo 20 por condução em estado de embriaguez sete por acidente de viação e três por condução sem habilitação”, disse.
Desmantelados dois grupos de criminosos Fora as questões relacionadas com a sinistralidade rodoviária, o Comando da Polícia em Luanda, no período que temos vindo a citar, no que diz respeito à ordem e segurança pública, procedeu à apreensão de cinco armas de fogo de diferentes calibres.
Na mesma senda, foram desmanteladas duas associações criminosas que se dedicavam à realização de assaltos na via pública com concurso de armas de fogo e apoio de motorizadas.
“A operação resulta das constantes reclamações dos munícipes do Cazenga sobre os assaltos, pelo que foram intensificadas as medidas de combate à criminalidade, que culminaram com o desmantelamento destas duas associações criminosas, bem como o esclarecimento de outros crimes”, sustenta.
Na sequência, foram detidos 190 cidadãos suspeitos de praticarem diversos crimes, destes, 83 em flagrante delito, 77 em sequência investigativa e 30 no âmbito dos crimes rodoviários. No âmbito da repressão e prevenção dos crimes violentos, foram esclarecidos 119 crimes, destes, 66 em flagrante delito e 53 em execução de manda- dos, que resultaram na detenção de cidadãos nacionais com idades compreendidas entre 16 e 56 anos.
“O Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional apela aos cidadãos a procederem à denúncia de todos aqueles que fazem uso de armas brancas e de fogo, para alterarem a ordem e tranquilidade pública.
Apelamos ainda aos encarregados de educação ou tutores de menores no sentido de redobrarem a vigilância sobre os seus educandos, inerentes aos locais que frequentam, o que fazem e quais as companhias, de forma a prevenir que estes sejam vítimas de malfeitores ou que entrem em conflito com a lei”, finaliza.