Até ao momento, com início em Maio, a Empresa Nacional de Bilhética Integrada já emitiu um total de 38 mil passes, tendo, numa primeira fase, avançado com as províncias de Benguela, Huíla, Luanda, Huambo, Malanje e Cabinda.
Luanda está em frente do processo, com 90% de utentes, segundo o presidente da ENBI, Mário Nsingui Pedro. De acordo ainda com o responsável, em declarações à imprensa, nesta segunda-feira, nove empresas já aderiram à iniciativa do Governo, entre quais a TCUL, a Macon transportes, Angoaustral, a Rosalina Express, só para citar.
Os passes têm três categorias: de estudantes, de antigos combatentes e o regular. Quanto aos preços, variam entre 5 e 6 mil kwanzas por mês, e podem ser recarregados em todos os CIAC, nas principais paragens de autocarros e em lojas que estão a ser criadas para o efeito. De acordo com o presidente Mário Nsingui Pedro, a ideia é abranger mais empresas e estender o serviço a todas as províncias.
Neste negócio de bilhética, o Governo recebe por cada receita diária de um autocarro 10%. Já o presidente da Associação dos Transportes Públicos de Passageiros de Angola, Carlos Carneiro, disse que a discussão sobre o preço a praticar ainda não está acabada, tendo em conta os altos custos que as empresas fazem com a substituição de peças.
Todavia, a associação que representa vai continuar a trabalhar com o Executivo para o sucesso do projecto. Importa referir que a Empresa Nacional de Bilhética Integrada tem a função de programar e fazer a gestão do sistema nacional de bilhética integrada para os passes sociais.
O sistema de bilhética, enquadrado no âmbito da modernização e da transformação digital em curso no transporte urbano de passageiros, está instalado, actualmente, nas províncias de Luanda, Benguela, Huíla, Huambo, Malanje e Cabinda.
A medida visa simplificar o processo de pagamento, reduzir os riscos associados ao manuseio de dinheiro em locais públicos e melhorar a eficiência operacional das operadoras de transporte. Prevê-se, portanto, que no final do primeiro trimestre de 2025 os passageiros utilizem regularmente o passe “Gira Mais” para as suas deslocações.
Esta decisão vai ser implementada, numa primeira fase, a bordo dos autocarros que circulam pelas avenidas Deolinda Rodrigues, no troço quilómetro 30/1.º de Maio, e Fidel Castro (Via Expressa/Vila de Cacuaco), bem como pela rota Vila de Cacuaco/São Paulo e Vila de Cacuaco/Baleizão.
Para a província de Benguela, dar- se-á o início nas rotas Baía Farta/ Benguela/Catumbela/Lobito, enquanto na Huíla vai ser aplicada à rota Estátua da Liberdade/Centralidade da Quilengues e Eiwa/Mercado do Mutundo.
Já no Huambo será implementada na rota Huambo/Caála. Para a província de Cabinda, nas rotas Chiloango/Pioneiro Zeca e Chilongo/ Subastando, enquanto em Malanje as rotas começarão pelas ligações entre os mercados da Catela/ Chauande, e Catela/Cangandala.
Para que esta transição ocorra com normalidade e seja benéfica para os utentes dos autocarros urbanos de passageiros, a ENBI iniciou uma campanha promocional de desconto e oferta de dinheiro em viagens para a generalidade dos passageiros, com término previsto para o dia 30 de Novembro.
A campanha consiste na fixação da taxa de emissão do cartão “Gira Mais” em cinco mil, em vez dos actuais cinco mil 990 kwanzas e na oferta de mil 500 kz em viagens na primeira adesão, excluindo-se os detentores do passe “Gira Mais” social, designadamente estudantes entre os seis e os 15 anos e os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria.
POR:José Zangui