Detido em flagrante delito no Aeroporto Inter- nacional 4 de Fevereiro, o cidadão de nacionalidade sul-africana, de 49 anos de ida- de, tinha em sua posse 161 mil e duzentos dólares norte-americanos, dissimulados na mala de viagem.
De acordo com o porta-voz do SIC-Geral, Manuel Halaiwa, a detenção ocorreu no momento do embarque de passageiros do voo da companhia aérea de bandeira nacional TAAG, que seguiu destino para Cape Town, República da África do Sul.
O estrangeiro está a ser acusa- do do cometimento de factos que configuram o crime de transporte ou transferência de moeda para o exterior, sendo que com esta acção o SIC impediu a saída de divisas do país de forma fraudulenta.
O Serviço de Investigação Criminal, através do seu Departamento Nacional de Investigação Criminal do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, numa acção conjunta com outras forças do sistema de segurança do Aeroporto Internacional, com destaque para a PNA, SME, AGT e SINSE, o deteve.
“Importa realçar que os valores ora apreendidos, depois de conferidos na presença de todos os órgãos e sob custódia da AGT, serão depositados na conta única do tesouro do BNA, enquanto o detido será presente ao Ministério público para trâmites legais”, disse. Halaiwa aproveitou para apelar aos cidadãos a contínua e permanente denúncia de actos que lesam a economia nacional.