O Serviço de Investigação Criminal (SIC), no município da Jamba, província da Huíla, procedeu, a detenção, em flagrante delito, de quinze (15) cidadãos nacionais, de 17 a 64 anos, suspeitos da prática do crime de Exploração e Tráfico Ilícito de minerais estratégicos, concretamente, ouro, na aldeia de Kawayala Norte, município do Dongo.
A operação foi realizada no âmbito de acções de vigilância e patrulhamento operativo, com base em informações obtidas por via de técnicas de investigação e inteligência criminal, que apontavam para a existência de um grupo dedicado à exploração mineira ilegal naquela circunscrição.
Durante a intervenção, os efectivos do SIC surpreenderam os suspeitos em plena actividade de garimpo, sem que estes estivessem munidos de qualquer título jurídico de concessão mineira ou licença de exploração emitida pelas autoridades competentes.
No local, foram apreendidos diversos instrumentos e materiais usados na actividade ilícita, nomeadamente: uma (01) arma de recreio do tipo caçadeira, com cinco (05) cartuchos, duas (02) picaretas, duas (02) moto-bombas, oito (08) pás e três (03) tubos de moto-bomba.