No fim-de-semana, a Polícia Nacional no Sumbe deteve quatro jovens acusados de terem abusado sexualmente uma adolescente de 17 anos de idade, na zona da conhecida praia do Sousa, comuna do Quicombo. O grupo era de seis, estando dois na condição de prófugo
Os quatro cidadãos nacionais, com 14, 16, 18 e 20 anos de idade, foram detidos no dia 20, por terem abusado sexualmente, em grupo, uma adolescente de 17 anos de idade, no interior de uma residência na localidade da Praia do Sousa, Comuna do Quicombo.
De acordo com o porta-voz da Polícia Nacional no Cuanza-Sul, Tomás António, os factos aconteceram por volta das 21 horas, quando os acusados estavam a se divertir numa cantina denominada Boss Santos, onde alegadamente a vítima foi à procura do suspeito conhecido por Cossuma, de 18 anos de idade, por sinal seu ex-namorado.
A busca por este foi, supostamente, com o intuito de passarem juntos a noite, mas o ex-namorado, aproveitando-se da situação, orientou um dos comparsas a levá-la ao quarto de um outro amigo, para o cometimento do crime.
A adolescente, que estava separada de Cossuma há cinco meses, naquela noite tinha consumido bebida alcoólica e se encontrava embriagada. No quarto, foi abusada pelos quatro detidos e dois outros implicados que se encontram em fuga. Todos os seis consumaram o crime de abuso sexual naquela noite, tendo sido denunciados pela mãe da vítima.
Os mesmos foram encaminhados ao Serviço de Investigação Criminal (SIC) para posterior procedimentos de responsabilização criminal junto do Ministério Público, enquanto a vítima continua internada no Hospital Geral 17 de Setembro.
Numa outra operação da PN, ainda no Sumbe, foram detidos sete supostos marginais, entre os 17 e os 38 anos de idade, no Mussende, Cassongue, por práticas de crimes de danos de coisa pública, concorrido com furto de baterias e cabos eléctricos de postes de iluminação pública. Houve ainda furto de bens domésticos, de bens electrónicos em um estabelecimento de venda de telefones no Mussende, de motorizada de três rodas, de gado bovino e caprino em um curral.
Os meliantes foram capturados durante uma operação, e consigo foram apreendidas seis baterias, 20 kg de cobre subtraídos na calada da noite em postes de iluminação, no bairro Estaleiro, Pedra e Atuco, 10 metros de cabos eléctricos de alta tensão, 12 telefones, 15 carregadores, 13 capas de telefone, oito bases, cinco colunas bluetooth, duas Tv plasma, uma botija de gás butano, uma motorizada Keweseki, um boi e um cabrito.