De acordo com o porta-voz da Polícia Nacional em Luanda, Superintendente-Chefe Nestor Goubel, que falava a este jornal na manhã desta segunda-feira, registaram-se 11 acidentes de viação, cujas causas estão relacionadas ao excesso de velocidade e à falta de precaução no exercício da condução.
Os acidentes resultaram em 2 mortos, 15 feridos, danos materiais avaliados em mais de 3 milhões de Kwanzas e 446 cidadãos automobilistas sancionados com multas por infrações ao Código da Estrada.
Regularização do trânsito automóvel
Quanto à regularização e fiscalização do trânsito automóvel, foram apreendidas 3 viaturas e 110 motorizadas por infrações ao Código da Estrada.
O porta-voz sublinhou, por outro lado, que a polícia procedeu à apreensão de duas armas de fogo e à recuperação de 26 botijas de gás butano, além de aparelhos eletrónicos anteriormente em posse de marginais.
Além disso, foram detidos 186 cidadãos suspeitos de praticar diversos crimes, sendo 100 em flagrante delito, 47 em sequência investigativa e 39 por crimes rodoviários.
Repressão de crimes violentos
No âmbito da repressão e prevenção dos crimes violentos, foram esclarecidos 103 crimes; destes, 73 em flagrante delito e 29 em execução de mandados, resultando na detenção de cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 16 e os 56 anos.
Manutenção da ordem pública
No âmbito da manutenção da ordem e tranquilidade públicas, foram interpelados 512 transeuntes, 372 automobilistas e 774 motociclistas, resultando na detenção de 100 cidadãos nacionais implicados em vários crimes.
Policiamento de proximidade
Durante o período em referência, foram realizadas 84 ações de policiamento de proximidade, com destaque para o policiamento porta a porta.
Barreiras policiais
Neste período, foram operacionalizadas 99 barreiras para contenção da velocidade e acalmia do tráfego com a utilização de radares e outros meios técnicos para o efeito. Isso resultou na detenção de 39 cidadãos, com destaque para a detenção de 335 cidadãos por condução sob efeito do álcool e 4 por condução sem habilitação.