Numa nota oficial, o Chefe de Estado angolano associou-se à dor das famílias que perderam entes queridos e desejou rápida recuperação aos feridos. “Foi com profunda consternação que tomei conhecimento do trágico acidente ocorrido ontem… lamentando que tenha sido esse o desenlace do clima vivido em festa por todos pouco antes,” declarou João Lourenço.
O acidente envolveu um autocarro com dezenas de ocupantes, que despistou e capotou, deixando vítimas fatais e muitos feridos. Director do Hospital: Cinco pacientes continuam internados Ainda ontem, o director do Hospital Provincial do Cuanza Norte, Armando João, actualizou o estado de saúde dos feridos, confirmando que apenas cinco pacientes continuam internados, enquanto os demais já receberam alta.
“Hoje temos apenas cinco, pois os outros já tiveram alta, melhorados,” informou. Dos cinco corpos acolhidos na morgue, três mortes ocorreram no local do acidente e duas a caminho do hospital. “Vamos acompanhálos sem pressa para alta precoce, pois algumas manifestações de trauma podem surgir de forma tardia,” afirmou o director.
Governo provincial garante apoio
Por sua vez, o governador do Cuanza Norte, João Diogo Gaspar, visitou pessoalmente os feridos no hospital e reforçou o compromisso do Executivo local em prestar todo o apoio necessário às vítimas e às famílias.
“Estamos a dar todo o apoio material, psicológico e familiar e continuaremos a apoiar,” afirmou o governador, acrescentando que “a vida humana vale mais que tudo”.
João Diogo Gaspar informou também a criação de uma comissão para investigar o acidente e disse ter solicitado ao Comando Provincial da Polícia um relatório completo sobre as causas do ocorrido. “Queremos esclarecer o que aconteceu para garantir a segurança da população”, afirmou o governador.
Declaração da Polícia Por sua vez, o Comando Provincial da Polícia Nacional no Cuanza Norte comunicou que o acidente ocorreu por volta das 14h40 do dia 12 de Novembro, no Morro Dumbim, município de Cazengo.
O autocarro envolvido, um modelo Marco Polo de matrícula LID 4078HN, transportava 50 passageiros e seguia de Ndalatando para o Dondo. Segundo a Polícia, o acidente, que resultou em cinco mortos e 45 feridos, foi causado presumivelmente por falha dos travões devido ao mau estado técnico do veículo.
Por: João Feliciano, enviado ao Cuanza-Norte