O Porto do Lobito e o Instituto de Defesa Nacional (IDN), iniciaram, nesta segunda-feira, um curso intensivo de cinco dias sobre segurança marítima, com o objectivo de capacitar profissionais da região e fortalecer a protecção do espaço marítimo nacional.
O curso, que decorre no Salão Nobre da administração municipal do Lobito, visa dotar os participantes de conhecimentos e ferramentas para identificar e mitigar riscos e ameaças à segurança marítima, promovendo a cooperação entre instituições públicas e privadas.
Segundo o Presidente do Conselho da Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, tal acto reveste -se de suma importância e sublinhou o compromisso da instituição em preparar os seus quadros para os desafios do Corredor do Lobito, um projecto estratégico para a região.
Por sua vez, o director-geral do IDN, vice-almirante António José de Oliveira Miranda, manifestou a sua satisfação por realizar o primeiro curso de segurança marítima fora de Luanda, elogiando o Porto do Lobito pela aposta na formação.
Já o director-geral adjunto e director dos cursos de defesa nacional do IDN, Hélder Cafala, o curso assume uma importância ainda maior considerando a aprovação, sem setembro de 2024, do Decreto 15/24, a Lei da Segurança Nacional, que regula o sistema de segurança nacional e envolve todos os operadores do sector.
O curso aborda temas como a contextualização da segurança marítima nacional e internacional, a coordenação interinstitucional e o papel dos diferentes actores no sistema de segurança, incluindo exercícios práticos de simulação de resposta a ameaças marítimas.
A iniciativa conta com a participação de representantes da Marinha de Guerra, Ministério do Interior, AGT, SINSE, Força Aérea, Sanidade Marítima, UPSOE e Capitania do Porto do Lobito, entre outros.