Mais de 70 idosos do lar de acolhimento da 3ª idade de São Vicente de Paulo, localizado no bairro da Cassai, no município do Lobito, província de Benguela, beneficiaram de uma doação de bens não perecíveis protagonizada pelo Conselho de Administração do Porto do Lobito no âmbito da responsabilidade social daquela empresa portuária
Entre os produtos doados destacam-se material de uso higiénico, sabão, detergentes, fraldas descartáveis, roupas, assim como, produtos alimentares diversos.
De acordo com a representante do lar, Ana Armando, o referido centro de acolhimento foi fundado a 13 de Maio de 1998, e actualmente controla mais de 70 anciões internos e externos, entre homens e mulheres, com idades compreendidas entre os 50 aos 90 anos de idade.
Conforme referiu, os idosos, na sua maioria, são levados naquela instituição voluntariamente por familiares ou recolhidos através das igrejas parceiras sedeadas no Lobito e outros são abandonados pelos próprios filhos.
A também madre, em representação da coordenadora superior, reconheceu o gesto do Porto do Lobito e dos seus colaboradores em solidarizarem-se, neste inicio do ano, com uma doação que muito ajudará o centro.
A responsável disse ainda que esta acção demonstra, mais uma vez, que a sociedade não esqueceu dos anciões, pelo que “louvamos a iniciativa do Porto do Lobito na certeza de que é um bom começo do novo ano, porque os bens recebidos farão a diferença no nosso centro, sublinhou.
Promoção da solidariedade
Por sua vez, o PCA do Porto do Lobito, Celso Rosas, sublinhou que a iniciativa visa reafirmar o compromisso do Conselho de Administração e dos seus colaboradores em promover a solidariedade com os idosos como forma de demonstração do amor e carinho e uma atenção especial que prestam os trabalhadores portuários.
Na ocasião, o gestor aconselhou outras organizações a seguirem o mesmo exemplo, tendo dito que, “hoje jovens, amanhã idosos seremos”.
De referir que estiveram presentes, neste acto, os administradores, directores, assessores e trabalhadores das diversas áreas da empresa portuária do Lobito.