O anúncio foi feito esta quarta-feira, 30 de Outubro, em Luanda, pelo presidente do Conselho de Administração da empresa, Josué Salusuva Isaías, na mensagem alusiva aos 49 anos da empresa, cerimónia assistida pelo Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário da Silva de Oliveira.
De acordo com Josué Isaías, a introdução daqueles serviços, que passarão a ser acedidos mediante assinaturas, e pré-pagamento, tornará o Portal numa plataforma versátil, interactiva, funcional e moderna.
Trata-se de passos que, a serem concretizados, permitirão à agência de noticias atingir, rapidamente, “novos patamares, seja do ponto de vista editorial, seja organizacional, firmando o seu lugar no Sistema Nacional de Informação”, sublinhou.
Entretanto, acrescentou, a materialização de todo este programa vai depender, em grande medida, da resolução do que considerou um dos maiores constrangimentos, designadamente, a mudança para novas instalações ou a construção de uma nova sede, visto que “as actuais encontram-se em péssimo estado técnico, com problemas graves e de muito risco, que em nada dignificam os trabalhadores.
Segundo Josué Isaías, este aniversário, que marca quase meio século de dedicação ao jornalismo, ocorre numa altura em que se colocam grandes desafios à ANGOP, do ponto de vista editorial, técnico e, fundamentalmente, organizacional.
Esses desafios passam, impreterivelmente, pela diversificação e melhoria dos conteúdos, modernização tecnológica, formação e capacitação dos quadros, além da busca de fontes alternativas de renda, visando a materialização dos projectos, afirmou.
Declarou que estes constituem os pilares que têm norteado a sua gestão desde 2018, altura em que se iniciou o processo de saneamento financeiro da empresa, com a recontagem física dos trabalhadores, a que se seguiu a implementação do Qualificador Ocupacional, “instrumento-chave para a valorização dos quadros”.
O PCA da ANGOP referiu que nos últimos seis anos, o Conselho de Administração tem feito um grande investimento na formação dos quadros e modernização tecnológica, munindo os seus profissionais de ferramentas para enfrentar o futuro com optimismo e produzir conteúdos que respondam melhor os anseios do público.
Realçou a remodelação feita nas redacções e o reajuste salarial que, reconheceu, apesar da pertinência, já quase não consegue responder às expectativas dos trabalhadores, por causa do elevado custo de vida, obrigando a estudar novas formas de gestão.
“Como resultado desse esforço, conseguimos lançar, em 2018, um serviço de multimédia dinâmico e em constante crescimento, que se vai consolidando a cada ano, sobretudo depois do lançamento, em 2022, do nosso serviço de streaming”, ressaltou.
Segundo Josué Isaías, estão em curso projectos audiovisuais como podcasts, grandes entrevistas e reportagens, além da introdução gradual de novos conteúdos na grelha de programas como viver com saúde, conversas livres e economia em análise.
“Temos consciência de que, apesar dos avanços, precisamos de continuar a diversificar os conteúdos e atrair novos públicos que consumam, além das meras matérias informativas, outro tipo de conteúdos virados para a vertente comercial”, ressaltou, apelando para uma criatividade cada vez maior.
O PCA da ANGOP afirmou estar consciente de que se trata de soluções pontuais que não vão resolver, de todo, a situação financeira da empresa, mas poderão, de alguma forma, ajudar a materializar projectos estratégicos à espera de financiamentos.
O responsável apelou a todos os trabalhadores no sentido de se manterem optimistas e ajudarem a “construir uma ANGOP renovada, onde continue a imperar a paz, a concórdia, a harmonia, o espírito de colaboração e interajuda.