Um cidadão de 49 anos de idade foi detido pelos efectivos da Polícia Nacional (PN) destaca- dos no Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP), no município do Uíge, por supostamente ter abusado sexualmente as suas próprias filhas de 14 e 17 anos, concorrido com interrupção de gravidez de uma das vítimas.
De acordo com uma nota da Policia Nacional, a que o jornal OPAIS teve acesso, a detenção ocorreu após denúncia do crime que aconteceu no bairro Mongoalhema, arredores da cidade do Uíge, na altura em que o suspeito, por sinal pai biológico das vítimas, abusava sexualmente as lesadas, sob ameaça de morte com recurso a uma arma de fogo do tipo pistola (apreendida), caso estas denunciassem. O documento salienta ainda que o acto ilícito era recorrente, tendo resultado em gravidez da filha mais velha.
Após o mesmo ter-se apercebido da gestação da filha comprou medicamentos e deu-a, provocando o aborto de uma gestação de aproximadamente cinco meses. Na sequência, pegou no nado- morto e enterrou-o no interior do seu quintal. Refira-se que, o suposto autor já foi encaminhado aos órgãos competentes, para os devidos trâmites legais que se impõem.
250 detidos por crimes diversos
Também ontem, a Polícia Nacional apreendeu 250 suspeitos implicados em diversos crimes. Destes, 128 implicados em crimes de homicídio, agressão sexual, abuso à integridade física, roubo, furto, posse ilegal de arma de fogo, posse de estupefacientes e outros, e ainda 122 imigrantes ilegais provenientes das Repúblicas da Namíbia, Congo e Republica Democrática do Congo por violação de fronteiras.
No mesmo período, a PNA apreendeu 970 litros de combustível contrabandeados, 02 armas de fogo, 11 meios rolantes, 217 sacos de farinha de trigo e bens diversos, assim como registou 08 infracções tributárias, sendo 02 contrabandos de importação, 05 contrabandos de exportação e 01 violação às normas estatutárias.
No domínio da fiscalização do trânsito rodoviário, prossegue o documento, a Polícia registou 30 acidentes de viação, apreendeu 13 viaturas, 90 motociclos, 133 cartas de condução, 104 livretes, 13 guias e 103 títulos de propriedade auto- móvel, bem como aplicou 247 multas por transgressão ao Código de Estrada.