A Polícia Nacional deteve, recentemente, dois cidadãos nacionais, de 30 e 31 anos de idade, suspeitos de assaltos a residências com recurso à cópia de chaves dos proprietários. As autoridades policiais não conseguem precisar como é que eles tiveram acesso às chaves originais, sorte que estão em curso diligências investigativas em relação ao caso. Em posse deles, a PN apreendeu 86 chaves – confirmou ao OPAÍs o porta-voz da corporação, superintendente-chefe ernesto Tchiwale
A Polícia Nacional chegou aos meliantes por via de denúncias postas a circular nas redes sociais, num vídeo, em que os dois elementos eram flagrados a introduzir-se no conhecido prédio dos cubanos, na Avenida 10 de Fevereiro, em Benguela, e, por conseguinte, retidos pela população.
Imediatamente, agentes fizeram-se ao local e evitaram linchamento contra os cidadãos e os resgataram da população, que se manifesta afastada face à onda de assaltos no interior de residências. Em muitos casos, os meliantes introduziam- se em uma residência, levavam consigo aquilo que os apeteces- se, aproveitando-se da ausência dos proprietários, e fechavam a porta como se nada tivesse acontecido.
Os proprietários, quando se fizessem à casa, davam pela falta de electrodomésticos e admiravam como é que aquilo tinha sido, uma vez que havia sinais de arrombamento. O porta-voz da Polícia Nacional, superintendente-chefe Ernesto Tchiwale, deu conta de que, postos na esquadra, confessaram, em sede de entrevista, serem autores de vários roubos, tanto ocorridos no casco urbano de Benguela quanto em algumas centralidades.
POR: Constantino Eduardo em Benguela