A Polícia Nacional em Cabinda desmantelou, recentemente, um grupo criminoso denominado “Os Cocadas”. A quadrilha era composta por três cidadãos nacionais e um estrangeiro da República Democrática do Congo, com idades compreendidas entre 20 e 23 anos.
O grupo era acusado de praticar arruaças, vandalismo e tumultos em uma escola pública no bairro Amílcar Cabral, arredores da cidade de Cabinda. A detenção dos quatro implicados ocorreu no momento em que os mesmos invadiam o estabelecimento de ensino com o intuito de furtar os pertencentes dos alunos e transeuntes que circulavam na área, gerando pânico, o que resultou na interrupção das aulas.
Após a detenção, os acusados foram apresentados ao Ministério Público para os devidos procedimentos legais. Entretanto, o delegado do Ministério do Interior e comandante provincial da Polícia Nacional em Cabinda, comissário Francisco Notícia Baptista, reiterou o compromisso na prevenção e combate à criminalidade, à imigração ilegal e às incivilidades como prioridades absolutas dos órgãos do MININT na província.
As declarações de Francisco Notícia foram feitas durante a reunião do conselho técnico-operativo, que avaliou a situação da segurança pública na província durante a semana passada.
De acordo com o relatório apresentado, o período foi caracterizado de relativa calma, estando a situação sob controlo das autoridades policiais. Apesar de se verificar uma redução nos índices criminais, o comissário Francisco Notícia ressaltou que os resultados positivos obtidos não devem acomodar as forças de segurança e da ordem pública.
“Devemos aprimorar continuamente as nossas acções de prevenção e de combate à criminalidade, sobretudo privilegiando o policiamento de proximidade”, afirmou.
Por: Alberto Coelho, em Cabinda