Os 100 acidentes de viação registados de sexta-feira a domingo último resultaram em 11 mortes e 16 feridos. Os acidentes resultaram ainda em danos materiais calculados em mais de 2 milhões de kwanzas, dados que representam um aumento de 1% em relação ao período homólogo.
As causas dos acidentes, de acordo com Euler Matari, porta-voz em exercício da Polícia em Luanda, continuam a ser as mesmas: condução por embriaguez e excesso de velocidade por parte dos condutores que provocam mortes de pessoas inocentes.
“Registaram-se 16 acidentes de viação, cujas causas se prendem essencialmente com o excesso de velocidade e a falta de precaução no exercício da condução que resultaram em 11 mortos, 16 feridos, danos materiais avaliados em mais de 2 milhões de kwanzas”, referiu.
Durante o período, foram operacionalizadas 98 barreiras de contenção de velocidade e calmia do tráfego com a utilização de radares e outros meios técnicos para o efeito, tendo resultado na detenção de 58 cidadãos, sendo 46 por condução em estado de embriaguez, três por condução perigosa, oito envolvidos em acidentes de viação e um por corrupção activa.
Quanto à regularização e fiscalização do trânsito automóvel, foram apreendidas 103 motorizadas, destas nove arroladas em processos- crimes e 94 por infracções ao Código de Estrada.
Num outro capítulo, o Coman- do Provincial de Luanda da Polícia Nacional procedeu à apreensão de cinco armas de fogo de diferentes calibres, uma granada do modelo F1, 40 porções de droga do tipo liamba, a recuperação de aparelhos electrónicos e utensílios de uso doméstico em posse dos marginais, bem como deteve 212 cidadãos suspeitos de praticar diversos crimes, sendo 99 no âmbito do flagrante delito, 55 por execução de mandados e 58 no trânsito rodoviário.
POR:José Zangui