Além de gerar o casamento entre a tecnologia e a saúde, a unidade surge para revolucionar o sector da saúde em Angola através da transformação digital, bem como desafiar a mudança no sector que apresenta fragilidades.
A nova unidade foca-se em três pilares: jornada do paciente, transformação de processos e saúde digital. Para tal, ela apre- senta um sistema dinâmico, digital e tecnológico, que vai permitir que as pessoas sejam atendidas de forma eficiente.
A directora de operações da TIS, Sandra Camelo, realça o contributo desta para superar os desafios em volta do ecossistema de saúde. “O desafio de digitalizar a jornada do paciente é extremamente instigante, no entanto, a TIS, como a provedora de soluções tecnológicas, ao longo dos 10 anos, vem contribuindo para superar tais desafios e garantir melhor qualidade no ecossistema de saúde”, sustenta.
Neste cenário, disse, o principal objectivo é colocar o paciente no centro das atenções, para que essa jornada nos faça pensar em todo o sistema de saúde em Angola, envolvendo prestadores, seguradoras e laboratórios. Sandra destaca também a procura crescente pelo sistema digital como uma das razões de criação do projecto, “observamos uma procura crescente por tele- medicina e prontuários electrónicos.
O que reflecte a vontade de optimizar fluxos e melhorar a experiência dos utentes”. O atendimento humanizado associado à tecnologia está entre os principais pontos tidos em conta pela TIS Health Care, como afirma Edgar dos Santos, especialista na área de saúde da TIS.
“O sistema vai fazer com que a unidade hospitalar que um indivíduo frequenta possua as informações do mesmo e, com base nisso, através do seu histórico, o indivíduo venha passar a ter uma relação com a instituição e com os profissionais, e sinta-se mais acolhido”, disse. Edgar dos Santos olha também para a questão das soluções em torno do sistema TIS Health Care, que diz serem inúmeras, não apenas à assistência directa mas a toda a cadeia.
Por exemplo, caso o paciente recorra à plataforma, ele terá informações dos seus dados vitais, que poderão ser acessados pela equipa médica de qualquer ponto da instituição de saúde. “O especialista, ainda que estiver fora da instituição, poderá ter acesso à informação do paciente [em tempo real], o que acontece com o mesmo através de um telemóvel e colaborar com a equipa que estiver no recinto médico naquele momento”, continuou.
sistema certificado internacionalmente
O especialista na área da saúde aborda ainda a disponibilidade do sistema e os potenciais clientes, tendo referido que as ferramentas e soluções que a TIS tem no seu portfólio já estão dispo- níveis, inclusive há um cliente em Angola que está em processo de adopção e implementação da mesma, e esperam que em breve surjam outros clientes.
Além da sua abrangência em todo território nacional, não tendo barreiras geográficas, e a eficiência da TIS Health Care, como garante Edgar dos Santos, está ligada às certificações internacionais existentes no ramo digital e da saúde, bem como à sua parceria com a MV Sistemas – uma empresa de grande renome na América Latina, focada em projectos digitais.
A TIS é uma empresa situada em Luanda, actuante há mais de 10 anos, ligada ao ramo tecnológico, que tem ao longo dos anos de existência desenvolvido projectos que aliam a tecnologia a sectores como educação, saúde e negócios.
A TIS Health Care surge como solucionadora de problemas recorrentes no sistema de saúde em Angola e apresenta uma gama de serviços como consultoria de gestão em saúde, cibersegurança, acompanhamento médico e não só. A sua implementação teve início no Brasil, onde teve êxito, e a previsão agora é para a sua implementação no território angolano.