O encontro foi orientado pelo ministro do Turismo, Márcio de Jesus Lopes Daniel, que referiu que o nível de contagiosidade da doença faz antever que ela pode se propagar, todavia, o Ministério do Turismo juntou um conjunto de medidas a serem adotadas no ecossistema do turismo para evitar que ele seja também propagador do vírus da cólera.
“Enquanto Governo, queremos conter ao máximo possível a expansão desse surto que tem se deflagrado no nosso país. Ao ter nas instalações hoteleiras e restauração a presença do vírus, significa expor um conjunto de clientes que nos procuram”, disse o ministro.
Assim, foi distribuído a todos os operadores presentes e não só um instrutivo que dita um conjunto de medidas que, de acordo com o ministro Márcio Lopes, se fazem necessárias para desacelerar a expansão do vírus da cólera que tem o seu epicentro no município de Cacuaco.
Face ao exposto, a Direcção Nacional de Saúde, no âmbito das competências que lhe são conferidas, em parceria com a Direcção Nacional de Hotelaria, determinou orientações que passam pela disposição de tapete molhado em solução de lixivia à entrada dos estabelecimentos para desinfecção da base dos calçados, higienização de equipamentos partilhados, como assentos, mesas, computadores, assim como do pavimento com maior circulação.
Consta também da orientação a higienização constante com pulverização fina de álcool líquido das paredes, corredores, corri- mão e maçanetas, sendo áreas de elevada utilização. Recomendações ligadas ao uso da casa de banho, manipulação de alimentos e uso de utensílios e equipamentos.
Bairro Paraíso conta com Centro de Tratamento da Cólera A população do bairro Paraíso, no município de Cacuaco, vai contar com um Posto de Reidratação Oral e um Centro de Tratamento da Cólera com capacidade para 100 camas. A informação foi avançada pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, no final da actividade de sensibilização à população do bairro do Paraíso, epicentro da doença no país.
O Centro, segundo a ministra, contará com uma equipa de médicos para atender 24 horas por dia, encurtando a distância percorri- da pelos pacientes para chegar aos hospitais. Além disso, Sílvia Lutucuta destacou que serão instalados tanques de superfície de plástico para garantir o abastecimento de água potável à população, com o apoio do Ministério da Energia e Águas.
POR:Stélvia Faria