O Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola (INEMA) registou, durante o fim-de-semana prolongado, 917 casos diversos, segundo deu a conhecer, ontem, o director-adjunto daquele órgão, Vasco Matemba.
De acordo com o responsável, dos 917 casos registados pelo INEMA, 228 foram de trauma, 341 clínicos, 70 gineco-obstétricos, 31 pediátricos, 1 psicológico, 241 casos de cólera, 173 transferências hospitalares, 10 transferências interprovinciais e 25 casos relacionados a eventos. Do ponto de vista da sinistralidade rodoviária, Vasco Matemba mencionou que houve dois grandes acidentes.
O primeiro destacou-se pela colisão de uma viatura Toyota Hiace que prestava serviço de táxi nas imediações do Kimbango, resultando em 13 vítimas. No mesmo dia, frisou, ocorreu outro acidente causado por despiste de uma viatura, no Golf-2, que resultou em 5 vítimas com múltiplas fraturas.
Houve também um acidente que resultou em 4 vítimas no local, em Talatona. Entre as vítimas está uma criança com fratura fechada e outros integrantes que também sofreram várias escoriações.
POR: Onésimo Lufuankenda